Impostos e Tributação no Brasil – Um obstáculo para os ERPs “estrangeiros”
Por Andrew Karasev
Alba Spectrum Technologies
São Paulo, USA +1-866-528-0577, +1-630-961-5918,
Poucas empresas multinacionais no Brasil não passaram pelo “stress” causado por implementações de ERP vindos de fora, os chamados “ERPs estrangeiros”. Qual Gerente de IT nunca passou (ou pelo menos ouviu falar) de que a Empresa XYZ ao ter que adotar um ERP imposto pela Matriz - os chamados ERP corporativos – teve o cronograma do projeto estourado assim como também o orçamento. E quem é responsável por tudo isto: a nossa complexa e difícil Lei Brasileira Tributária e Fiscal. Se até para nós brasileiros ela é complicada de entender, imagine para os estrangeiros que aqui aportam com a missão de “implementar o ERP tal qual foi na nossa matriz de maneira rápida fácil e rápida”. Coitados dos Gerentes de IT para explicar que aqui no Brasil “as coisas são bem diferentes”. Como explicar para a matriz que aqui no Brasil qualquer ERP vindo de fora precisa passar por um processo de “Localização”? Que nada mais é do que a difícil tarefa de fazer o ERP “estrangeiro” entender e processar os nossos impostos e obrigações fiscais.
Obviamente que os ERPs ditos “nacionais” não passam por este processo, pois como são genuinamente brasileiros já nascem com todo este conceito fiscal e tributário incorporados no próprio produto - neste ponto eles tem vantagens sobre os “estrangeiros”. Esta vantagem está com os dias contados. Grandes desenvolvedores de ERP já perceberam que não vale a pena deixar as “localizações” para parceiros locais nos países onde isto se faz necessário. Eles mesmos estão incorporando, nos próprios produtos, soluções muito boas para atender “qualquer” país por mais complicadas que sejam as suas leis tributárias e fiscais. Neste grupo se encontra a SAP, gigante alemã de ERP que tem incríveis 84% de Market-Share no mercado de grandes corporações. O seu mais novo produto SAP Business One promete atender desde o Brasil até a Índia, passando por países como Rússia, França e Argentina – complexos em termos fiscais e tributários – com necessidade “zero” de customizações e adaptações. Abaixo algumas das principais funções que toda e qualquer localização precisa contemplar:
Sucesso na sua implementação, customização e modificação do SAP Business One! Se necessitar de mais informações adicionais ou alguma ajuda no seu trabalho, sintam-se à vontade para nos contatar nos fones: SP ou USA +1-866-528-0577, ou pelo email help@albaspectrum.com
Andrew Karasev é especialista em ERP para a Divisão Latino América da Enterlogix, Empresa do Grupo Alba Spectrum Technology ( http://www.albaspectrum.com ) – SAP Business One, Microsoft Business Solutions Great Plains, Navision, Axapta, MS CRM, Oracle Financials e IBM Lotus Domino Partner; atendendo a clientes nos seguintes segmentos: Aeroespacial & Defesa, Médica & Saúde, Distribuição & Logística, Hospitais, Banco & Finanças, Atacadistas & Varejo, Químicas, Petróleo & Gás, Recolocações & Recrutamentos, Propaganda & Publicidade, Têxtil, Farmacêutica, Entidades Não-lucrativas, Ind. de Bebidas, Conglomerados, Vestuários, Bens Duráveis, Manufatura com múltiplos locais (Estaduais ou Internacionais).
Atendemos os EUA nos seguintes estados: CA, IL, NY, FL, AZ, CO, TX, WI, WA, MI, MA, MO, LA, NM, MN; os Países Europeus: Alemanha, França, Portugal, Itália, Bélgica, Polônia, Rússia; Oriente Médio: Egito, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Bahrain; Ásia: China, Austrália, Nova Zelândia, Oceania; América Central e do Sul: México, Peru, Brasil, Venezuela, Colômbia, Equador, Chile, Paraguai, Uruguai, Argentina, República Dominicana e Porto Rico.